O ponto que chamamos de Arraiolos foi conhecido em alguns países com os nomes de Ponto cruz oblíquo, Ponto de cruz curto e comprido, ou Ponto de trança eslavo. Sabe-se que alguns dos antigos povos eslavos praticaram este ponto e sabe-se que, nos bordados Hispano-Árabes não pode deixar de ser considerada uma tradição bizantina. Isto leva-nos a poder admitir que o nosso Ponto de Arraiolos tem fluência nos bordados marroquinos e foi divulgado pelos mouros em Espanha e Portugal.
O mesmo ponto pratica-se na Península Ibérica, pelo menos, há oito séculos, pois na Catedral de Astorga existe um bordado do século XII, no qual está bem visível o ponto igual ao que hoje se faz nos nossos tapetes. Atualmente o Ponto Arraiolo com que se bordam os nossos tapetes é conhecido por este nome em muitos países da Europa, em algumas partes do extremo oriente e por todo o Brasil onde é muitíssimo praticado.
Os desenhos dos primeiros tapetes de Arraiolos teriam sido influenciados por decorações Hispano-Mouriscas. A seguir, houve alguma influência de ornatos renascentistas. Depois da vinda para Portugal dos bordados e das bordadoras indianas, os desenhos dos nossos tapetes foram bastante influenciados com as decoraçòes chamadas Indo-Portuguesas. E, paralelamente a esta influência ou, logo a seguir, entrou-se na época da influência das decorações persas que foi a mais importante de todas. Há muitos tapetes de arraiolos com desenhos da época mais recuados do que aquela em que o tapete se executou; muitas vezes, o tapeteiro bordava o seu tapete com motivos antigos misturados com outros que seriam, então, apreciados pela sua atualidade. Fonte: Arpa Arraiolos Tapetes |
Olá meninas!!!! Já tinha um bom tempo que não postava!!!