quarta-feira, 22 de abril de 2009

PEGADA ECOLÓGICA? O QUE É ISSO?


Você já parou para pensar que a forma como vivemos deixa marcas no meio ambiente? É isso mesmo, nossa caminhada pela Terra deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos. De certa forma, essas pegadas dizem muito sobre quem somos!

A partir das pegadas deixadas por animais na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida. 

Com os seres humanos, acontece algo semelhante. Ao andarmos na praia, por exemplo, podemos criar diferentes tipos de rastros, conforme a maneira como caminhamos, o peso que temos, ou a força com que pisamos na areia. 

Se não prestamos atenção no caminho, ou aceleramos demais o passo, nossas pegadas se tornam bem mais pesadas e visíveis. Porém, quando andamos num ritmo tranqüilo e estamos mais atentos ao ato de caminhar, nossas pegadas são suaves.

Assim é também a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra. 

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por uma humanidade que ainda se vê fora e distante da Natureza.

A Pegada Ecológica não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos. 

Isto considerando que dividimos o espaço com outros seres vivos e que precisamos cuidar da nossa e das próximas gerações. Afinal de contas, nosso planeta é só um!

Extraído do site do WWF BRASIL





Primeira vez que ouvi falar sobre Pegada Ecológica foi em uma aula de Recursos Naturais ministrada pelo Prof. Dr. Samuel na Geografia. Achei muito interessante o tema e resolvi pesquisar mais à fundo. 
Então, este assunto é muito importante pois nos leva à vários questionamentos sobre o meio ambiente, consumo, estilo de vida e vários outros. 

Vale à pena conferir.

  

3 comentários:

Carolzinha disse...

Oi Deborah,
Estou add muitas pessoas para fazer amizades.Te add tb...
Realmente não só as pegadas deixadas pelos animais devem ser analisadas, como as nossas tb.Vejo aqui na minha cidade a falta de alguns animais que via qdo era menor...

AH!Se quiser participar da minha troquinha está convidada viu????

Beijão,
Carol

Vanessa Biali disse...

Oi, Déborah!
Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário tão simpático!
Seu blog está ficando muito legal. Seus bordados são lindos! Também adoro bordar flores.
Voltarei mais vezes para visitar vc.
Seja bem-vinda à "blogosfera"! Espero que vc faça muitas amizades.
Beijos,
Vanessa B.M.

Marlete disse...

Olá Déborah, preciso do teu endereço para enviar a troquinha dos guardanapos. Pode enviar para marleters@hotmail.com ou marleters@gmail.com. Vou te aguardar. Abraçooooooo!