segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TAPETE ARRAIOLO - UMA BREVE HISTÓRIA


O ponto que chamamos de Arraiolos foi conhecido em alguns países com os nomes de Ponto cruz oblíquo, Ponto de cruz curto e comprido, ou Ponto de trança eslavo. Sabe-se que alguns dos antigos povos eslavos praticaram este ponto e sabe-se que, nos bordados Hispano-Árabes não pode deixar de ser considerada uma tradição bizantina. Isto leva-nos a poder admitir que o nosso Ponto de Arraiolos tem fluência nos bordados marroquinos e foi divulgado pelos mouros em Espanha e Portugal.
O mesmo ponto pratica-se na Península Ibérica, pelo menos, há oito séculos, pois na Catedral de Astorga existe um bordado do século XII, no qual está bem visível o ponto igual ao que hoje se faz nos nossos tapetes. Atualmente o Ponto Arraiolo com que se bordam os nossos tapetes é conhecido por este nome em muitos países da Europa, em algumas partes do extremo oriente e por todo o Brasil onde é muitíssimo praticado.

Os desenhos dos primeiros tapetes de Arraiolos teriam sido influenciados por decorações Hispano-Mouriscas. A seguir, houve alguma influência de ornatos renascentistas. Depois da vinda para Portugal dos bordados e das bordadoras indianas, os desenhos dos nossos tapetes foram bastante influenciados com as decoraçòes chamadas Indo-Portuguesas. E, paralelamente a esta influência ou, logo a seguir, entrou-se na época da influência das decorações persas que foi a mais importante de todas.
Há muitos tapetes de arraiolos com desenhos da época mais recuados do que aquela em que o tapete se executou; muitas vezes, o tapeteiro bordava o seu tapete com motivos antigos misturados com outros que seriam, então, apreciados pela sua atualidade.


Fonte: Arpa Arraiolos Tapetes

Olá meninas!!!! Já tinha um bom tempo que não postava!!!
Pois é... não tenho tempo de fazer nada! o João ainda me toma o tempo quase todo... exclusividade total!
Por falar nele, ele está cada dia mais lindo e grande!!

Hoje quero mostrar mais uma arte da minha mãe... ela está bordando um tapete arraiolos para uma amiga! Quero mostrar aqui a evolução do trabalho, eu acho um bordado muito lindo e depois de pronto fica um luxo!


As medidas são 1,50x0,80


Vou ficando por aqui!!

5 comentários:

Tatiana disse...

Oi Déborah!
Momento cultura é sempre bom, gostei de conhecer sobre o arraiolos, quanto o tapete que sua mãe borda está ficando lindo.
Bjos

alessandra disse...

Olá tudo bem, vim fazer uma visita e indicar um lugar
Para suas compras
Bazar Santos onde vc encontra tudo que precisa
Dá uma espiadinha no site e vc vai ver
http://www.bazarsantos.com/principal/home/
até mais
WWW.vivendoartes-aleartes.blogspot.com

Cinária Mendes disse...

Oi Deborah,
agradeço sua visita!
O João é lindo! Muito fofo!
Adorei seu blog
Beijos

Helena Garcia disse...

OI, Débora !

VIm agradecer por estar seguindo meu bloguito e já estou te seguindo também! Parabéns pelo filhinho ! Que lindo !!! Que Deus os abençoa grandemente!
Vou linkar seu blog lá no meu,tá?
Um beijão !
Helena Garcia
http://diaadiacorridinho.blogspot.com

ana amelia disse...

debora , adorei sobre arraiolo vce sabe onde compprar jutas pintadas de preferencia no rj